Translate

domingo, 26 de janeiro de 2014

Márcio Almeida: o desafio da crítica (Tânia Du Bois)




Crítica é o limite entre o não conseguir e o superar. Ela possibilita uma literatura mais ativa, por oferecer a visão e a qualidade da importância do livro.

Acredito que a crítica me leva à curiosidade e, consequentemente, facilita a escolha pela obra e pelo autor; ajuda a questionar imagens e palavras em cada campo, que outros ângulos e nuances virão depois dos mais importantes. O objetivo é único: avaliar a obra e o novo, o que me parece ótimo desafio.

O crítico literário é a voz e o tom do livro que transmite a energia necessária para o criticado buscar inspiração e assim continuar a produzir. Também sei que uma crítica pode me derrubar como escritora em sua leitura, causando-me desconforto enquanto tento um tempo para digerir e retomar o processo da arte de escrever, pensando em melhorar fugindo da acomodação, como provado na crítica, ou me empolgando ao me dar conta de que – ainda – é um desafio o compromisso (sério) literário.

O livro fica marcado na minha vida e a crítica me ajuda a agregar valor ao trabalho de produção dos textos. Cabe-me avaliar o que significa a opinião com a qual tenho de conviver, pois ela equivale a uma declaração de amor ou um relato sincero sobre a minha obra.

Faço questão de reconhecer o conhecimento, a opinião e a visão do crítico literário Márcio Almeida, pois é quem desafia com comprometimento em favor da literatura e, principalmente, com a cultura. Merece destaque por que é desse “desafio” que nós escritores precisamos: a crítica com competência, transparência e honestidade, marcando com argumentos, justificativas e amplo conhecimento em suas análises sobre as obras literárias. Ele é diferencial muito além da simples leitura. Ao criticar meu livro de crônicas, Amantes nas Entrelinhas, me proporciona uma experiência interativa que, com fundamento, engrandece a minha obra com seus conceitos e lapidações exclusivas. Guiado pelo saber, re(a)presenta o que seria a verdadeira alma das crônicas, em Amantes nas Entrelinhas, com o intuito de proporcionar visibilidade à beleza da obra; produz cultura e a desenvolve enquanto elabora a sua crítica na narração de diversas emoções e formas, com palavras para serem lidas e contempladas com o coração aberto.

Sou grata por ter Márcio Almeida em minha vida literária. Não, não vivo contos de fadas. Mas, é bom saber que não estou só no desafio diário pelos meus textos. Reconheço e valorizo suas palavras de construção em relação ao meu livro, como símbolo da busca da superação em mim mesma. Também sei, claro, que graças à sua opinião profissional, posso viver mais feliz.

Sinto-me à vontade e tenho o prazer em divulgar as palavras do crítico sobre meu livro: “Prezada Tânia, muito grato pelo envio de “Amantes nas entrelinhas”. Suas crônicas-relatos têm antes de tudo a marca da leveza, comunicando-se de modo instantâneo com o leitor. Há no teor de seu livro um certo realismo doce, portanto poético, que se espalha pela diversidade de assuntos, com predominância da urbanidade e da interatividade de grupos humanos. Apreciei sobremaneira a bateia de exemplos muito felizes com que você constitui como que um corpus cultural a indicar muita vivência de leitora de vida. Além de serem várias as referências em que confessa amor à natureza, às artes, às pessoas que têm a cultura como um reflexo positivo da própria vida. Seu livro merece plena visibilidade, porquanto enriquecerá a vida de todos que tirarem proveito de sua leitura. Congratulações por oferecer um livro de muito bom nível. Respeitosamente. Márcio Almeida.”

/////