Prometi comentar todos os livros que comprei ou ganhei em julho de 2011. Não prometi resenha. Será quase uma notícia. Para dar início à série de breves anotações, escolhi o único volume vindo do exterior: Los posesos y otros relatos, de Manuel Olmo Aguirre. Mandou-o, de presente, o próprio Manuel. Trata-se de produto de El Paisaje Ediciones, Aranguren, Vizcaya, España, 2010. A obra está contida em 285 páginas, com índice no final, dividida em oito partes, num total de 22 relatos.
Na quarta capa vem uma fotografia dele, algumas informações e opiniões. O autor é natural de Granada, professor de Geografia e História e “escritor meticuloso y muy comprometido con la corrección idiomática”. O editor (deve ser o editor) não se deixa conter nos elogios ao escritor: “A esto une facetas, como las de pintor, dibujante y estudioso de la ciencia, desde la Cosmografia hasta la Metafísica, mostrándose muy atento por los avances y descubrimientos científicos.” As primeiras folhas estão tomadas por um “Aclarando” do próprio contista. Que assim se encerra: “En cuanto al estilo prosístico, frente a la dicotomia entre lo continuista y lo vanguardista, me quedo, a no dudar, con la tendencia conservadora, por preferir el prestigio avalado de los clásicos a las modernas innovaciones literarias, casi todas ellas de mal gusto y que en nada benefician al idioma.”
Confesso, não pude ler todo o calhamaço. Não por temer a língua espanhola ou o empenho do douto estudioso em se apegar às formas tradicionais de narrar, mas por preguiça mesmo. Aqui vai o meu “muito obrigado” ao professor pelo mimo.
/////