Em “O Nascimento da Tragédia” (1872),
Friedrich Nietzsche (1844-1900) define os conceitos de apolíneo e dionisíaco. Da
maneira mais sumária, apolíneo seria a representação das regras e dos limites
individuais. Dionisíaco seria a representação do impulso, da libertação, dos
instintos. A classificação é mais usada para artistas e filósofos. Mas por que
não usar para seres humanos? Desde que sejam pessoas de bem, sensíveis,
nutridoras e não vampirizadoras (essa classificação é minha). É um desafio. Exemplo:
da minha “Santíssima Trindade Literária”, Dostoievski é um dionisíaco. Camus,
apolíneo. E Kafka? O estilo cartorário, até “clássico”, seria apolíneo. Mas a
alma, o espírito premonitório, aquele tipo de “mediunidade” que perpassa seus
textos? Seria, nesse caso, dionisíaco. Quero dizer, às vezes os dois se
embutem. No Brasil, Lima Barreto, Glauber Rocha, Vinícius de Moraes, Raul
Seixas, Clarice Lispector são dionisíacos. Apolíneos? Carlos Drummond de
Andrade, Chico Buarque. Nos trópicos (falo dos artistas) parece que os
dionisíacos preponderam. Já na vida... E Machado de Assis?
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sexta-feira, 11 de abril de 2014
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Maquiavelices de Patrícia Galvão (Nilto Maciel)
Convidei
Patrícia Galvão a ler comigo dois impressos recentemente chegados à minha mesa.
Não direi aos leitores tratar-se da célebre Pagu. Seria mentir descaradamente.
A de meu convívio nasceu em 1996 e mora em Fortaleza. Não sou dado a regressos
no tempo nem pratico o espiritismo. Além disso, tenho verdadeiro pavor de me
encontrar com personagens como Calígula, Lucrécia Bórgia ou Adolf Hitler. Os opúsculos
aos quais me refiro são A menina da chuva
(Fortaleza: Premius, 2013), do cearense Bruno Paulino, e Entre-textos (Porto Alegre: Vidráguas, 2013), do
carioca Luiz Otávio Oliani.
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