Translate

terça-feira, 2 de julho de 2013

O sertão de Riobaldo – 3 (Enéas Athanázio)



(continuação)


Riobaldo, sobrechamado Tatarana ou Urutu Branco, personagem central e narrador de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, em certa fase da vida andava invocado com a figura do diabo. É que corriam notícias de que seus inimigos haviam feito um pacto com ele e que isso os protegia nos combates. Riobaldo, porém, duvidava da própria existência do diabo, e, por consequência, não acreditava no tal pacto, uma vez que é impossível pactuar com o que inexiste. Não obstante, o diabo estava sempre nas suas cogitações.
  

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O sertão de Riobaldo – 2 (Enéas Athanázio)

(Continuação)


Riobaldo Tatarana, o narrador de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, define com precisão o que seja o sertão e as coisas que nele acontecem. Muito do que ele diz hoje caiu na boca do povo e vem sendo repetido sem que se saiba a fonte. Assim, por exemplo, acontece quando ele descreve o sertão, logo no início do romance: “Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristão-jesus, arredado do arrocho de autoridade” (p. 8). Não é por acaso que os cangaceiros votavam ódio mortal às cercas, uma vez que elas atrapalhavam as andanças e as fugas das volantes que os perseguiam. E Riobaldo era um jagunço, em tudo semelhante ao cangaceiro. Em outra passagem, aliás muito conhecida, diz o seguinte: “O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado! E bala é um pedacinhozinho de metal...” (p. 19). Mais adiante, volta ao assunto: “Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar” (p. 35). E ainda: “O sertão é do tamanho do mundo” (p. 73). Afinal, a conclusão: “O sertão vai repondo a gente pequenino” (p. 312). Aqui ele reflete a insignificância do homem diante da imensa grandiosidade do sertão que o cerca.